quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Yin e Yang

Nestes artigos sobre alimentação da XIS que tenho o grato privilégio de escrever, tenho dado uma abordagem alimentar essencialmente analítica: falo dos alimentos segundo um ponto de vista nutricional - proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, efeitos do açúcar e produtos químicos no organismo, etc.

O método analítico, mais focalizado, sendo a forma mais comum como nós, ocidentais, estudamos o Mundo à nossa volta, não é no entanto o único método possível para avaliar um fenómeno. Os orientais, mais dados à observação do todo e à contemplação, com mais tendência para ver toda a floresta e não só uma árvore da mesma, desenvolveram ao longo dos séculos um outro sistema de estudo e avaliação, um sistema que considera todo o universo em mudança, a inter-relação entre todos os fenómenos, gerida por duas forças a que chamaram yin e yang.

Consideram por exemplo que um organismo não é um factor isolado, mas que é influenciado por, literalmente, todo o Universo. Assim, em muitos países do Mundo as esquadras de polícia têm mais polícias de serviço durante as noites de lua cheia, porque se sabe que neste período do mês há mais crimes, acidentes de automóveis e entradas nas emergências dos hospitais. Para a filosofia oriental, isto sucede porque a Lua Cheia tem um efeito mais yang, contractivo, sobre as espécies vegetais e animais, criando mais movimento, calor, acção.

Yin e Yang são os dois pólos primários da criação e em conjunto geram e gerem todos os fenómenos. A força yin é centrífuga, dispersa, mais leve, mais fria, a força yang é centrípeta, mais pesada, mais quente (ver tabela).


Mas, nesta altura do artigo deve estar a perguntar a si mesmo(a), "que tem tudo isto a ver com a saúde ou a alimentação"? Bem, uma vez que yin e yang influenciam todos os fenómenos, influenciam também os alimentos que ingerimos; assim sendo, os alimentos mais yang criam uma atitude mais yang - mais activa, mais dinâmica, mais extrovertida, enquanto que os alimentos mais yin criam uma atitude mais gentil, mais reflectida, mais estética. No entanto, alimentos excessivamente yang contribuem para um carácter mais agressivo, impaciente e dominador enquanto que alimentos mais yin produzem uma natureza mais depressiva, inerte e dependente.






Quais são então os alimentos mais yang e os mais yin? De que forma os devemos utilizar?

Os alimentos no extremo yang da tabela são por exemplo ovos, carne, queijo duro, alimentos fumados, etc., os alimentos no extremo yin da tabela são drogas, açúcar, refrigerantes, frutos tropicais, leite, etc.; o que acontece é que quando comemos alimentos muito yang somos automaticamente atraídos para alimentos mais yin e vice-versa de forma a criarmos um equilíbrio dinâmico, da mesma forma que quando ingerimos muito sal nos apetece beber mais.

Na nossa alimentação diária o ideal é utilizarmos como alimentos principais, alimentos mais centrais, mais equilibrados (que também são classificados segundo as suas características yin e yang), que contribuem para melhor nos adaptarmos ao ambiente circundante e criarmos um carácter mais "equilibrado".

Esta lista contém os alimentos que constituem uma alimentação saudável:

YANG
Sal marinho integral
Cereais integrais como arroz integral, massas, flocos de aveia, cuscuz, etc.
Leguminosas
Raízes
Vegetais verdes de rama
Tofu
Oleaginosas e sementes
Fruta
Líquidos
YIN

Lista de alimentos menos saudáveis que representam mais extremos de yin e yang:

YANG
Carne,
Ovos
Frango
Queijos duros
Queijos macios
Manteiga
Leite
Iogurte
Alimentos açucarados
Refrigerantes
YIN

Eu estudo esta filosofia há mais de 20 anos e ainda hoje me surpreendo com a sua sabedoria e extraordinária eficácia. Se soubermos utilizar yin e yang no dia a dia temos a capacidade para conscientemente escolhermos se desejamos ser mais activos ou mais calmos, mais sérios ou divertidos, mais físicos ou mentais, alterando essencialmente a nossa alimentação, actividade física e estilo de vida.

por Francisco Varatojo

Continua num próximo post

3 comentários:

  1. Pode parecer complicado no início mas, com alguma prática, tudo se torna mais fácil! A melhoria do nosso bem estar é um excelente incentivo a praticarmos uma alimentação mais cuidada!

    ResponderEliminar
  2. minha mãe está com um problema, ela tem tido fortes dores de barriga muito frquentemente, isso esta começando a me deixar preocupada, ainda nenhum médico que ela foi deu um diagnostico decente, ela diz que o problema dela é falta de calor interno(yang), eu não entendo desse tipo de coisa queria saber se voces não teriam uma dica pra ela.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Oque representam as barrinhas na volta do yin-yang ?

    ResponderEliminar