terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que é a Macrobiótica?

A macrobiótica não é uma dieta, apesar de a prática alimentar ser transversal à sua filosofia. Tampouco existem alimentos proibidos, simplesmente alimentos que são mais ou menos aconselháveis segundo as diferentes condições de vida e objectivos pessoais. Dum ponto de vista alimentar, a ideia subjacente é de que o ser humano tem características e necessidades biológicas específicas e os cereais, vegetais e leguminosas satisfazem essas características básicas, não sendo no entanto a base exclusiva da alimentação.




Para mim, no entanto, o objectivo da prática é o desenvolvimento da consciência humana e capacidade de vivermos plenamente a vida diária em todas as suas vertentes: biológica, emocional, intelectual, social/ambiental e espiritual.

A responsabilidade pessoal é uma premissa essencial: somos os criadores da nossa vida através das escolhas que realizamos diariamente, escolhas essas que acabam por influenciar inexoravelmente a comunidade que nos rodeia e todo o Mundo em que vivemos.

Viver com compaixão, considerando o efeito que os nossos actos têm no Mundo à volta é inequivocamente uma das formas de obter uma Grande Vida.

Francisco Varatojo in Jornal Sol


O QUE É PARA SI A MACROBIÓTICA? GOSTÁVAMOS DE CONHECER A SUA OPINIÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário