sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ORDEM DA NATUREZA

Uma das premissas básicas na filosofia e medicina orientais é de que existe uma ordem na Natureza, que os fenómenos não são casuais, que tudo se insere num plano cósmico interligado por uma teia invisível.

Essa ordem manifesta-se inexorável e infinitamente em todos os fenómenos: nascemos, crescemos, morremos; a manhã dá origem à tarde que se transforma em noite, para depois amanhecer; o Verão transforma-se no Outono, que produz o Inverno, que dá lugar à Primavera...





A capacidade de manter a saúde, bem-estar e, ultimamente a nossa felicidade reside na nossa capacidade de nos adaptarmos e fluirmos com os ritmos da Natureza e não de lhe resistirmos ou a tentarmos controlar.

Assim sendo, deveríamos seguir o horário do sol para gerir as horas a que comemos e dormimos, ao contrário de alguns dos nossos empresários que, ao quererem adiantar ainda mais a hora de Verão preferem fazer negócio a respeitar os ritmos biológicos.

Os tradicionais pequeno-almoço, almoço e jantar reflectem um alinhamento natural com o movimento do sol - nascer do sol, sol no seu zénite e pôr-do-sol. Assim, é importante comer as refeições a horas regulares e, tanto quanto possível, ajustar os horários de forma a não comer demasiado tarde, algo que começa a acontecer cada vez mais na sociedade portuguesa.

Se os horários para comer forem adequados, o sistema digestivo tende a funcionar bastante melhor com as óbvias vantagens inerentes ao facto.

Este é um dos pontos em que os nossos hábitos são melhores que os dos nossos vizinhos espanhóis (que comem extraordinariamente tarde), e que convinha não perdermos.



Francisco Varatojo

1 comentário:

  1. Vou sugerir este artigo a alguns colegas que leccionam Estudo do Meio no 1º ciclo...quanto mais cedo sensibilizarmos para estes assuntos, mais progressos teremos ; )
    Gostei muito do artigo!

    ResponderEliminar