domingo, 9 de janeiro de 2011

25 ANOS CONSIGO




O Instituto Macrobiótico de Portugal nasceu, em 1985, fruto de uma vontade comum de se partilhar e aprofundar uma série de saberes relacionados com saúde e bem-estar, alimentação natural e estilos de vida mais saudáveis e ecológicos.


Foi fundado por Francisco e Eugénia Varatojo, com o nome de Instituto Kushi de Portugal, e tornou-se, na altura, uma das delegações do Instituto Kushi de Boston, para além das várias outras situadas nas principais capitais europeias.


Francisco Varatojo havia feito a sua formação em Boston, com Michio Kushi, pelo que foi por inspiração e insistência deste seu professor, grande mentor da comunidade macrobiótica internacional, que acabou por decidir abrir o espaço em Lisboa.


O objectivo primordial do Instituto foi, desde sempre, o de garantir uma vertente educacional que se considerava inexistente em Portugal. Desde o seu início, o IMP proporcionou palestras regulares, organizou actividades em escolas, liceus e universidades, cursos semanais de culinária, publicou revistas e livros, organizou seminários e programas residenciais, etc. O primeiro Curso Curricular de Macrobiótica (o único existente na altura) teve cerca de 20 alunos, maioritariamente de Lisboa, e foi o início de uma formação de referência que é, actualmente, procurada por alunos de todos os pontos do país e de Espanha.


Em Agosto de 1991, realizou-se o primeiro Campo de Verão no Algarve, que atraiu um bom número de jovens interessados na prática da Macrobiótica e medicinas alternativas. Em 1996, inicia-se a Escola de Shiatsu e, em 1997, o Curso de Feng Shui e o Curso Anual de Culinária. Todas estas formações constituem-se como os 4 pilares curriculares principais do IMP.


Na Primavera de 2001, o IMP muda para as actuais instalações do Chiado e, com a diversificação de cursos e um interesse crescente da sociedade por temas como saúde natural, saúde ambiental, culinária macrobiótica, desenvolvimento pessoal, espiritualidade e muitos outros, o número de alunos e interessados tornou-se crescente.


Actualmente, o IMP tem um vasto leque de actividades e todo o tipo de alunos e participantes, procurando, em conjunto em estes, contribuir para a criação de um mundo mais saudável e justo.


Ao longo dos seus quase 25 anos de actividade, o IMP tornou-se o centro por excelência da educação macrobiótica em Portugal, sendo uma das instituições mais conceituadas a nível internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário