sábado, 5 de fevereiro de 2011

RESUMO DA PARTICIPAÇÃO DE FRANCISCO VARATOJO NO PROGRAMA ANA GALVÃO NA 3




Em momentos de dificuldades e oportunidades, Francisco Varatojo revelou no programa “Ana Galvão na 3” o porquê de ter-mos que ser mais intuitivos, mais livres e abertos à experiência e ao contacto com os outros e com a natureza. Uma boa alimentação ajuda nesse contacto.  

 A nossa dentição deixou de ser igual aos carnívoros devido á habilidade que possuímos em cortar e rasgar os alimentos com utensílios e não por outro motivo. Só temos 4 dentes caninos, versus 20 molares e 8 incisivos. A nossa dentição não é nada parecida com a de um animal carnívoro, não apenas por usarmos utensílios. Provavelmente evoluímos assim por nos alimentarmos com alimentos predominantemente de origem vegetal desde o Neolítico. Somos o único mamífero que bebe leite depois da amamentação, já pensou sobre isso? 

Mais do que poções milagrosas e caldos o que é mesmo importante para a saúde é ter uma prática de vida regrada que inclui uma boa alimentação e actividade física (entre outros factores). O que se tem constatado nos últimos 30 anos é que quando alguém faz mudanças adequadas a maioria dos problemas melhora bastante. Claro, que há muitos casos em que é necessário receber cuidados médicos, pelo que é difícil fazer recomendações muito específicas. Experimentem as recomendações macrobióticas padrão e que vejam o que acontece com a vossa condição.

Baixa imunidade, hipoglicemia, enxaquecas, pretender deixar de fumar e cancro são oportunidades únicas de ouvir-mos o nosso corpo, reflectir com ele e levar-mo-nos pelo mesmo para o compreender e deixar de ser um objecto estranho.


As únicas certezas que temos são aquelas que derivam da nossa prática diária e das pessoas que acompanhamos na nossa vida. E estas, dão-nos a certeza inabalável de que a alimentação é fundamental na nossa saúde.

Adaptado por Marco Moutinho



Sem comentários:

Enviar um comentário