terça-feira, 22 de março de 2011

Radiações da nossa vida






A energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia no mundo actual. Obtida a partir da energia libertada do choque de partículas esta energia pode trazer problemas sérios como os já visto em Chernobyl: morte imediata, deformações congénitas e cancro, dependendo da intensidade e tempo de exposição. Os níveis de radioactividade em Fukushima no Japão continuam a aumentar, um êxodo está previsto rumo a Osaka e uma nova lição foi dada pela natureza.

Actualmente vivemos com a radiação, principalmente sobre o efeito das redes sem fio wireless, telemóveis, entre outros. A evidência científica refere que as radiações de baixa frequência, as ligadas aos nossos telemóveis, pode danificar a nossa imunidade, podendo acarretar danos celulares e, possivelmente, cancro.  Adicionalmente  a industria liberta substâncias tóxicas que poluem  a água e alimentos.

Perante um cenário que não tem que ser de alarme cabe-nos então alterar comportamentos e adicionar à nossa alimentação elementos protectores.   Desintoxiquemo-nos para uma melhor saúde.

PRINCIPAIS FONTES:

Algas

Desde da bomba  em Nagasaki,1945,  que se vem afirmando que as algas contêm polissacarídeos que selectivamente isolam metais radioactivos e faz com que sejam eliminados do nosso organismo.  Várias algas, os nossos vegetais marinhos,  podem ser utilizadas, como a Kombu (cozinhada com feijões e vegetais) e as mais comuns como a utilizada no Sushi, a Nori. Outras algas como a Hiziki , Arame e Agar- Agar também podem ser consumidas. Contudo não se devem consumir em excesso pois as algas têm uma grande concentração de minerais.

MISO
Preparar sopa de Miso utilizando vegetais como cenoura, cebola, e outros, com um pouco de algas não só estimula as enzimas digestivas como também elimina agentes poluidores da nossa corrente sanguínea. Porém tenha sempre alguma atenção à selecção do miso pois pode ser proveniente de grãos geneticamente modificados ou com químicos e adoçantes adicionados.   Deve escolher miso de origem biológica preferivelmente não pasteurizado (o melhor para uso diário é o miso de cevada e mugi).


ARROZ INTEGRAL
O arroz integral cozinhado ou tostado   tem um efeito protector incrível particularmente se for muito bem  mastigado.

OUTROS ALIMENTOS: 

FEIJÃO AZUKI -  pois ajuda na função o renal, necessária para remover toxinas.
SAL- de boa qualidade utilizado durante o cozinhar e não na mesa.
UMEBOSHI – ajuda a alcalinizar o sangue e dá sabor a alguns pratos
MILLETT, QUINOA – para dar mais vitalidade

VEGETAIS- brócolos, couve de bruxelas, etc.


ALIMENTOS A EVITAR:


Para nos  protegermos dos isótopos radioativos libertados no ambiente é importante evitar açucares, fruta e os seus sumos (muitas vezes ácidos) assim como vegetais de origem  tropical como os tomates, batatas, beringelas e outros. Café, bebidas gaseificadas  e lacticínios também são de evitar quando se quer purificar o organismo. 



Pois bem, então nada melhor que nos adaptarmos, modificando hábitos e alimentação, ter-mos a possibilidade  de reduzir vulnerabilidades e assumir o controlo das nossas vidas. Momentos difíceis são momentos radiosos!



por Marco Moutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário