terça-feira, 22 de março de 2011

Primavera





A Primavera está geralmente associada a frescura, renovação, vida nova, romance, criatividade, comunicação. Nesta altura do ano é comum sentirmo-nos mais activos e com mais vontade de aceitar novos desafios ou, pelo contrário, mais frustrados e deprimidos, com uma sensação de desagradável estagnação que nos impede de fruir e apreciar o desabrochamento geral.

Foi comum à maioria das culturas o desenvolvimento de práticas e rituais primaveris com o intuito de limpar a estagnação gerada durante o Inverno e permitir um melhor desenvolvimento nesta nova estação. O princípio subjacente a estas práticas é o de que devemos fazer uma boa limpeza externa e interna para que não nos sintamos pesados e letárgicos quando as condições circundantes se tornam mais brilhantes e activas. Basicamente, devemos emular os ciclos da Natureza e não ir contra eles.

É ainda comum, nos países anglo-saxónicos, fazer-se uma "spring cleaning", ou limpeza primaveril, tarefa em que muitas famílias se empenham seriamente, limpando e arrumando todos cantos da casa.
É assim que neste início da Primavera lhe proponho que faça uma limpeza generalizada:
  1. Em casa, arranje o que necessitar ser arranjado; ofereça o que estiver a mais e que já não lhe faz falta, limpe as áreas mais inacessíveis; ventile; renove.
  2. Internamente, simplifique grandemente a sua alimentação durante 1 semana a 10 dias: reduza ou abstenha-se totalmente de ingerir produtos animais assim como comida pesada e gordurosa. Se já alguma vez pensou em jejuar ou comer muito pouco durante algum tempo, este é o período ideal do ano para o fazer.
Aproveitamos para lhe desejar uma Boa Primavera.

Por Francisco Varatojo

Sem comentários:

Enviar um comentário