segunda-feira, 26 de setembro de 2011

História sobre o Meio Ambiente





"Na fila do supermercado o caixa diz uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente. A senhora pediu desculpas e disse:

“Não havia essa onda verde no meu tempo.”

O empregado respondeu:

"Esse é exactamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. "

"Você está certo", responde a velha senhora, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.

Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reutilização, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.



Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até ao comércio, em vez de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebés eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época nós tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha um ecrã do tamanho de um lenço, não um ecrã gigante do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas eléctricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.

Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de relva que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não se precisava ir a uma academia e usar tapetes e máquinas que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos directamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos e garrafas de plástico que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes em vez de comprar novas a toda a hora. Afiávamos as navalhas, ao invés de deitar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.



Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas apanhavam o autocarro, camioneta ou comboio e os meninos iam de bicicleta ou a pé para a escola, em vez de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.


Então, não é risível que a actual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?”

9 comentários:

  1. Grande lição...
    Tanta sabedoria!
    Não deveríamos nós tentar alterar pelo menos um hábito nosso em prol do meio ambiente, por exemplo, ir buscar água a uma fonte (uma vez por semana enchemos os garrafões necessários ao uso semanal), ou então diminuir o uso de aparelhos elétricos em casa?

    ResponderEliminar
  2. adorei! muito bom mesmo

    ResponderEliminar
  3. o ser humano não se preocupa com a natureza só quer destruir

    ResponderEliminar
  4. muito bom falando sobre oh meio ambiente muito bom memso e ate para ajudar ah populaçao comtribuir para acabar ah poluiçao eh realmente muito bom mesmo esse sati

    ResponderEliminar
  5. como sou estudante do controle ambiental quero consientiza as pessoa cuida mas da natureza porque a população não preserva a natureza

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, ir buscar água a fonte nos dias de hoje é perigoso, porque infelizmente a contaminação dos meios aquíferos é muito grande, muito devido ao pouco cuidado do HOMEM com os seu digestos. A maioria das fontes está contaminada com bactérias que tem um grande impacto na saúde publica. Por isso na minha opinião se todos utilizássemos menos os carros e tivéssemos o cuidado de separar o lixo que produzimos, já era um bom principio para podermos daqui a uns anos retirara água das fontes e beber sem a preocupação de estar contaminada...

    ResponderEliminar