segunda-feira, 13 de junho de 2011

SONO




Dormir bem é um dos factores mais importantes para a manutenção e recuperação da saúde e bem-estar; na realidade, é em primeiro lugar uma das consequências de uma boa saúde.

Um bom sono manifesta-se por sermos capazes de adormecer poucos minutos depois de nos deitarmos, dormirmos de forma profunda sem pesadelos, sonos vagos e cansativos ou necessidade de nos levantarmos para ir à casa de banho e acordarmos à hora necessária, refeitos e com disposição para aceitar os desafios e alegrias de mais um dia. 6 a 8 horas de sono devem ser suficientes para adultos.

Se conseguirmos dormir assim somos uns felizardos; isto, porque se estima que a maioria das pessoas na sociedade moderna tem distúrbios mais ou menos graves de sono.
Melhorar a qualidade do sono não é necessariamente difícil se tiver em conta algumas considerações:

•Vá para a cama até à meia-noite - o sono é muito mais profundo e reparador, para além de que as glândulas supra-renais, a vesícula e o fígado beneficiarão imenso com o facto.

•Durma na maior escuridão possível - o ritmo circadiano da glândula pineal e a produção de melatonina e serotonina são negativamente afectados pela presença de luz durante o sono. Se tiver que se levantar durante a noite tente acender o mínimo de luzes.

•Coma cereais integrais e vegetais diariamente e não vá para a cama com o estômago cheio.

•Antes de se deitar mergulhe os pés em água quente salgada e massaje-os bem.

•Evite televisão e outros aparelhos eléctricos no quarto de dormir.


Espero que as sugestões sejam úteis e lhe proporcionem uns bons sonhos.


por Francisco Varatojo

Sem comentários:

Enviar um comentário