quinta-feira, 30 de junho de 2011

Remédios Caseiros: Chá de Feijão Azuki





Desde sempre que em todas as culturas se utilizaram remédios populares para obter alívio dos mais diversos problemas; estes remédios são geralmente produzidos a partir de plantas e têm a vantagem de serem fáceis de utilizar, económicos, eficazes e não produzirem efeitos secundários.

Apesar de muitas vezes os medicamentos serem necessários e salvarem vidas, é possível tratar muitas situações problemáticas do dia a dia recorrendo a simples remédios caseiros tradicionais, em especial quando a nossa alimentação e estilo de vida são equilibrados.

Pessoalmente, utilizo este tipo de abordagem há mais de 20 anos e tem-me sido possível observar em min e noutras pessoas resultados nalguns casos extraordinários, após a utilização de um chá, bebida especial, compressa ou emplastro.

A maioria das preparações descritas neste artigo são utilizadas com sucesso há milhares de anos, em especial no Extremo Oriente; outras foram desenvolvidas por Michio Kushi, o meu principal professor e com quem estudo há muitos anos.


Chá de Feijão Azuki
Os feijões Azuki são pequenos feijões vermelhos, tradicionalmente cultivados no Oriente, mas que neste momento são produzidos um pouco por todo o Mundo e são fáceis de obter nas casas de produtos naturais em Portugal.
Benefícios do chá de feijão Azuki - esta bebida é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.
Preparação:
  1. Coloque uma chávena de Azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga Kombu (opcional).
  2. Adicione quatro chávenas de água e deixe levantar fervura.
  3. Baixe a chama para o mínimo e deixe o líquido borbulhar durante cerca de meia hora.
  4. Coe o líquido e beba quente.
Variação:
Para ajudar a dissolver cálculos renais, adicione meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após ter coado os feijões. Beba o líquido, coma os vegetais.


por Francisco Varatojo

2 comentários:

  1. Não existe alimentação melhor para saúde que a macrobiótica. Quando fiz essa alimentação, parecia que estava no paraízo. Não sentia uma dor nem no dedo do pé. Um espetáculo. Emagrece, mas a saúde está em primeiro lugar. Fiquei tão magro e mais velho que a minha familia só deixou ficar nela por quatro anos. Ainda assim mesmo sem comer coisas que fazem mal, engordei mais de 30 quilos depois que deixei essa alimentação. Não há melhor no mundo. Agora tem um negócio, para gordinhos e pele estirada, pode tirar o cavalinho da chuva, pois vai emagrcer uns 25 Kg, mas vale é ótima para saúde. Acho que o seu inventor fez um grande serviço para o ser humano. Merece uma estátua.

    ResponderEliminar
  2. Se o feijão for cozido em panela de pressão tem o mesmo resultado?

    ResponderEliminar