segunda-feira, 20 de junho de 2011

SONO e CANCRO




Há bastante tempo que muitos proponentes de estilos de vida mais saudáveis e mais em sintonia com os ritmos da natureza afirmam que trabalhar à noite, ou com horários desregrados, pode contribuir para problemas de saúde.

Alguns cientistas têm afirmado o mesmo mas, até hoje, este tipo de teoria tem sido sempre ridicularizada por não haver estudos conclusivos sobre o assunto.

A mim parece-me ser uma questão de bom senso que devemos trabalhar e ser activos de dia e dormir de noite; e que devemos comer a horas regulares, comer quando temos fome, beber quando temos sede.
No final de Novembro, foi publicado e divulgado um estudo em Londres que mostra uma relação muito forte entre os turnos nocturnos e o desenvolvimento de cancro da próstata e da mama; de tal forma que, a partir do próximo mês, a Agencia Internacional para a Pesquisa do Cancro, (a delegação da Organização Mundial de Saúde vocacionada para o estudo do cancro), passará a considerar os turnos da noite como mais um possível carcinogéneo.

Pessoalmente, penso que o cancro é uma doença multifactorial que, na vasta maioria dos casos está ligada à combinação e possível sinergia de factores diversos como alimentação e estilo de vida, ambiente e aspectos emocionais. Não creio que o trabalhar à noite só por si seja a causa principal, mas acredito que possa ser, em muitos casos, um factor catalisador importante.

Estudos como o citado parecem no entanto apontar para a necessidade de começar a ter mais consciência de que existe uma ordem natural que é importante seguir e que o respeito pelos ritmos biológicos é essencial para vivermos melhor.

por Francisco Varatojo

1 comentário:

  1. Sr. Varatojo
    Tenho um amigo com carcinoma pulmonar já dessiminado.Há alguma coisa que se possa fazer?

    ResponderEliminar