segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coração e energia Fogo (continuação)



Especificamente, existem determinados alimentos e preparações culinárias que podem beneficiar o funcionamento do Coração e do Intestino delgado:

Cereais - o cereal que nutre a energia Fogo é o milho (pode ser usado sob a forma de maçarocas, pilado como na cachupa cabo-verdiana, em papas, sob a forma de Polenta).
A cevada, pela capacidade que tem de ajudar a eliminar gordura animal do organismo é também um alimento recomendável.

Vegetais - os vegetais de folha verde, como por exemplo a couve portuguesa ou a couve chinesa ou a rama de cenoura, entre outros são particularmente benéficos.

Algas - as algas marinhas têm efeitos benéficos notórios sobre o coração em especial a alga Wakame (excelente para a hipertensão) e a Nori (usada na confecção dos famosos Sushis).

Condimentos - os condimentos levemente amargos como as sementes de sésamo tostadas ou raspa de limão, tangerina ou laranja devem ser utilizados regularmente.

Óleos - se tem problemas cardíacos, certifique-se que utiliza óleos vegetais de primeira pressão com extracção a frio - azeite, óleo de sésamo, óleo de girassol são boas escolhas; evite óleo de milho comercial que tem uma enorme quantidade de ácidos gordos Omega 6 criando um desequilíbrio acentuado entre os ácidos gordos Omega 3 e Omega 6.
Não use margarinas (mesmo quando estas são anunciadas como saudáveis e ricas em poliinsaturados), uma das principais causa dos problemas de saúde modernos.

Produtos animais - lembra-se de lhe dizerem para não comer sardinhas ou outro peixe gordo porque afectava o coração? E de agora ouvir dizer que as sardinhas são óptimas para o coração? Pois bem, parece que realmente os peixes gordos podem beneficiar o sistema cardiovascular devido aos tipos específicos de gordura poliinsaturada que contêm, em especial os chamados Omega 3, que aprecem contribuir para um bom batimento cardíaco e para tornar o sangue mais fluido.
No que toca a produtos animais, acima de tudo evite o uso de carne e lacticínios, alimentos com uma quantidade enorme de gordura saturada, aquela que entope as veias e as artérias.

Bebidas - o chá verde é benéfico para baixar níveis de colesterol elevados (não deve no entanto ser bebido todos os dias); qualquer chá tradicional não aromático é também uma boa escolha no que toca a bebidas. Pequena quantidade de vinho de boa qualidade quando comer peixe pode nalguns casos ser aconselhável.

Estilos culinários - tal como com o fígado, para problemas na Energia Fogo é aconselhável utilizar métodos culinários mais ligeiros como cozinhar no vapor, ferver, escaldar.
E para terminar, uma das palavras chave para tratar problemas cardiovasculares é simplicidade: simplifique a alimentação, o estilo de vida, o ritmo diário, vá para a cama a horas regulares, exercite-se de uma forma simples.

No próximo artigo escreveremos sobre o efeito do Coração e do Intestino Delgado nas emoções e comportamento.

Francisco Varatojo

Sem comentários:

Enviar um comentário