A energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia no mundo actual. Obtida a partir da energia libertada do choque de partículas esta energia pode trazer problemas sérios como os já visto em Chernobyl: morte imediata, deformações congénitas e cancro, dependendo da intensidade e tempo de exposição. Os níveis de radioactividade em Fukushima no Japão continuam a aumentar, um êxodo está previsto rumo a Osaka e uma nova lição foi dada pela natureza.
Actualmente vivemos com a radiação, principalmente sobre o efeito das redes sem fio wireless, telemóveis, entre outros. A evidência científica refere que as radiações de baixa frequência, as ligadas aos nossos telemóveis, pode danificar a nossa imunidade, podendo acarretar danos celulares e, possivelmente, cancro. Adicionalmente a industria liberta substâncias tóxicas que poluem a água e alimentos.
Perante um cenário que não tem que ser de alarme cabe-nos então alterar comportamentos e adicionar à nossa alimentação elementos protectores. Desintoxiquemo-nos para uma melhor saúde.
PRINCIPAIS FONTES:
Algas
Desde da bomba em Nagasaki,1945, que se vem afirmando que as algas contêm polissacarídeos que selectivamente isolam metais radioactivos e faz com que sejam eliminados do nosso organismo. Várias algas, os nossos vegetais marinhos, podem ser utilizadas, como a Kombu (cozinhada com feijões e vegetais) e as mais comuns como a utilizada no Sushi, a Nori. Outras algas como a Hiziki , Arame e Agar- Agar também podem ser consumidas. Contudo não se devem consumir em excesso pois as algas têm uma grande concentração de minerais.
Preparar sopa de Miso utilizando vegetais como cenoura, cebola, e outros, com um pouco de algas não só estimula as enzimas digestivas como também elimina agentes poluidores da nossa corrente sanguínea. Porém tenha sempre alguma atenção à selecção do miso pois pode ser proveniente de grãos geneticamente modificados ou com químicos e adoçantes adicionados. Deve escolher miso de origem biológica preferivelmente não pasteurizado (o melhor para uso diário é o miso de cevada e mugi).
ARROZ INTEGRAL
O arroz integral cozinhado ou tostado tem um efeito protector incrível particularmente se for muito bem mastigado.
OUTROS ALIMENTOS:
FEIJÃO AZUKI - pois ajuda na função o renal, necessária para remover toxinas.
SAL- de boa qualidade utilizado durante o cozinhar e não na mesa.
UMEBOSHI – ajuda a alcalinizar o sangue e dá sabor a alguns pratos
MILLETT, QUINOA – para dar mais vitalidade
VEGETAIS- brócolos, couve de bruxelas, etc.
ALIMENTOS A EVITAR:
Para nos protegermos dos isótopos radioativos libertados no ambiente é importante evitar açucares, fruta e os seus sumos (muitas vezes ácidos) assim como vegetais de origem tropical como os tomates, batatas, beringelas e outros. Café, bebidas gaseificadas e lacticínios também são de evitar quando se quer purificar o organismo.
por Marco Moutinho
Sem comentários:
Enviar um comentário