segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coração e energia Fogo (continuação)



Especificamente, existem determinados alimentos e preparações culinárias que podem beneficiar o funcionamento do Coração e do Intestino delgado:

Cereais - o cereal que nutre a energia Fogo é o milho (pode ser usado sob a forma de maçarocas, pilado como na cachupa cabo-verdiana, em papas, sob a forma de Polenta).
A cevada, pela capacidade que tem de ajudar a eliminar gordura animal do organismo é também um alimento recomendável.

Vegetais - os vegetais de folha verde, como por exemplo a couve portuguesa ou a couve chinesa ou a rama de cenoura, entre outros são particularmente benéficos.

Algas - as algas marinhas têm efeitos benéficos notórios sobre o coração em especial a alga Wakame (excelente para a hipertensão) e a Nori (usada na confecção dos famosos Sushis).

Condimentos - os condimentos levemente amargos como as sementes de sésamo tostadas ou raspa de limão, tangerina ou laranja devem ser utilizados regularmente.

Óleos - se tem problemas cardíacos, certifique-se que utiliza óleos vegetais de primeira pressão com extracção a frio - azeite, óleo de sésamo, óleo de girassol são boas escolhas; evite óleo de milho comercial que tem uma enorme quantidade de ácidos gordos Omega 6 criando um desequilíbrio acentuado entre os ácidos gordos Omega 3 e Omega 6.
Não use margarinas (mesmo quando estas são anunciadas como saudáveis e ricas em poliinsaturados), uma das principais causa dos problemas de saúde modernos.

Produtos animais - lembra-se de lhe dizerem para não comer sardinhas ou outro peixe gordo porque afectava o coração? E de agora ouvir dizer que as sardinhas são óptimas para o coração? Pois bem, parece que realmente os peixes gordos podem beneficiar o sistema cardiovascular devido aos tipos específicos de gordura poliinsaturada que contêm, em especial os chamados Omega 3, que aprecem contribuir para um bom batimento cardíaco e para tornar o sangue mais fluido.
No que toca a produtos animais, acima de tudo evite o uso de carne e lacticínios, alimentos com uma quantidade enorme de gordura saturada, aquela que entope as veias e as artérias.

Bebidas - o chá verde é benéfico para baixar níveis de colesterol elevados (não deve no entanto ser bebido todos os dias); qualquer chá tradicional não aromático é também uma boa escolha no que toca a bebidas. Pequena quantidade de vinho de boa qualidade quando comer peixe pode nalguns casos ser aconselhável.

Estilos culinários - tal como com o fígado, para problemas na Energia Fogo é aconselhável utilizar métodos culinários mais ligeiros como cozinhar no vapor, ferver, escaldar.
E para terminar, uma das palavras chave para tratar problemas cardiovasculares é simplicidade: simplifique a alimentação, o estilo de vida, o ritmo diário, vá para a cama a horas regulares, exercite-se de uma forma simples.

No próximo artigo escreveremos sobre o efeito do Coração e do Intestino Delgado nas emoções e comportamento.

Francisco Varatojo

Concertos da semana

 

 

 

30 e 31 Maio  Sufjan Stevens@Coliseus do Porto (Porto) e Recreios (Lisboa) respectivamente 

 

 

 

2 de Junho   Daniel Levin@ZDB, Lisboa

 

 


3 de Junho   Mayra Andrade @Coliseus dos Recreios,  Lisboa respectivamente

 

 


 

 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Workshop: AMPUKU




com Nir Levy


O Ampuku é um tratamento corporal oriental baseado no abdómen (hara), o centro energético do ser humano.
Este método é inspirado na filosofia e cultura tibetanas e aborda as patologias do corpo como manifestações físicas de determinados bloqueios energéticos e emocionais.
Este é um workshop essencialmente prático no qual serão ensinadas técnicas de tratamento, indicadas para uma grande variedade de patologias.

Data: 4 e 5 de Junho, das 10h às 18h

Preço: 145€

+ info aqui

Concertos da semana

 

 

25 e 26 Maio [Quarta-Feira] PJ Harvey@Aula Magna, Lisboa 

 

 

 

26 Maio [Quarta-Feira]Two Door Cinema Club @TMN ao vivo, Lisboa

 

 

28 e 29 Maio [Quarta-Feira] Serralves em Festa  @Serralves, Porto

 

RESIDENCIAL IMP






RESIDENCIAL IMP*

Hotel Golf Mar, no Vimeiro

9 a 12 de Junho

Pela 1ª vez aberto a participantes externos, o Programa Residencial do IMP é uma das iniciativas mais importantes do nosso ano lectivo.

Esta é uma oportunidade para descansar e aprender, conviver e fazer amigos, tudo num espaço fantástico situado à beira-mar, com uma vista incrível sobre praias e paisagens circundantes.

Para além das diferentes actividades, o nosso programa inclui também deliciosas refeições saudáveis, preparadas por uma equipa formada e com uma grande experiência internacional.

Peça o programa e faça já a sua reserva!

Para mais informações: info@e-macrobiotica.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Coração e energia Fogo





O Coração e o Intestino Delgado (assim como as funções denominadas Governador do Coração e Triplo Aquecedor) pertencem, em medicina oriental, à categoria energética denominada de Fogo.
Fogo representa um arquétipo energético quente, dinâmico, expansivo, "plásmico", e em especial o Coração possui estes mesmos atributos. No artigo sobre o fígado referi que este era o General; o Coração é considerado o Monarca pela capacidade que tem de reger todo o organismo e pelo seu funcionamento e comportamento serem indispensáveis pelo bem estar geral.

Para os Orientais, quando o Coração (e o Intestino Delgado funcionam bem) somos alegremente calmos, temos sentido de ritmo, empatia e sabemos demonstrar emoções calorosas e amor. Basicamente, somos possuídos de um fogo interno que nos torna calorosos e empáticos, sem no entanto sermos exagerados ou demasiado superficiais (na realidade, sintomas de problemas em Fogo.
Interessantemente, nos países ocidentais (Portugal incluído), a principal de morte são as doenças cardiovasculares que estão intimamente ligadas ao estilo de vida e aos hábitos alimentares. Um número enorme de estudos é conclusivo quanto à influência da alimentação nas doenças cardíacas e as principais associações mundiais para a prevenção de problemas cardiovasculares têm recomendações alimentares precisas para estes problemas.

No entanto, muitas destas recomendações apesar de serem melhores do que a alimentação vulgar dos cidadãos, não são ainda assim as mais acertadas, porque são filtradas por grupos de pressão políticos que visam proteger a indústria alimentar moderna. Walter Willet, um dos mais conceituados nutricionistas mundiais, professor em Harvard e autor dum livro recentemente publicado "Eat, Drink and be Healthy", escreve que as prescrições alimentares modernas como a pirâmide alimentar aprovada pelo Ministério de Agricultura americano em 1992, protegem mais a indústria alimentar do que propriamente a saúde pública, nomeadamente a saúde cardíaca.

Em estudos como o Framingham Heart Study (o maior estudo sobre doenças cardiovasculares até hoje realizado), chega-se à conclusão que a melhor regime alimentar é aquele que é baseado em cereais integrais, vegetais, feijões, etc., um tipo de alimentação muito semelhante àquilo que se chama a alimentação macrobiótica.

Num estudo inovador realizado recentemente nos Estados Unidos e denominado DASH (sigla de Dietary Approaches to Stop Hypertension - Abordagens Alimentares para Erradicar a Hipertensão, em português) descobriu-se que pessoas hipertensas que seguem as recomendações alimentares da Associação Americana para a Hipertensão não têm melhoras significativas, aquelas que seguem um regime vegetariano melhoram um pouco, e aquelas que seguem um regime macrobiótico melhoram imenso.

Voltando à medicina oriental e ao coração, os alimentos que mais contribuem para os problemas em Fogo, são aqueles que criam (simbolicamente) mais fogo, uma energia mais quente, expansiva e caótica: Produtos animais com gordura saturada (leia-se carne e lacticínios), álcool, comida excessivamente picante; cafeína e nicotina pela influência directa que têm sobre o sistema nervoso acentuam mais ainda estes distúrbios.

Um estilo de vida demasiado frenético e desregrado está intimamente ligado a problemas em Fogo, pelo que uma parte essencial da terapia consiste também em aprender a acalmar e a ter um estilo de vida menos extremo.

Na próxima semana recomendações para tratar desiquilibrios de Fogo

por Francisco Varatojo

Cinema: Filme a não perder

 

 

 

Pina

 

Uma homenagem a Pina Bausch (1940-2009) pelo aclamado realizador Wim Wenders com coreografia da companhia Tanztheater Wuppertal a partir da obra da coreógrafa alemã. 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Concertos da semana



11 Maio [Quarta-Feira] - Norberto Lobo @ Teatro da Trindade, Lisboa






13 Maio [Sexta-Feira] - Fatboy Slim @ Estádio do Restelo, Lisboa







14 Maio [Sábado] - Aquaparque + Mount Kimbie @ Musicbox, Lisboa





15 Maio [Domingo]  - Steve Coleman & Five Elements @ Casa da Música, Porto

Alimentos como Energia




"Ki", "Chi", "Prana", "grande vento" - são palavras que pode já ter ouvido ou lido em conferências, artigos ou livros relacionados com a filosofia e/ou medicina orientais. A palavra "ki" é utilizada pelos japoneses, "chi" pelos chineses, "Prana" pelos indianos, "grande vento" por algumas tribos de índios americanos. Outras culturas utilizaram nomes diferentes para definir o mesmo conceito.

Estes termos referem-se a uma "energia vital" que para os orientais cria, anima e permeia todos os fenómenos. O "ki" (termo que utilizarei neste artigo) é uma essência vital que se encontra em todas as coisas e tem aspectos quer da matéria quer da energia. As teorias da física moderna (particularmente da física quântica) que mostram uma alternância entre a matéria e a energia têm muito em comum com as teorias orientais milenares.

Na terminologia oriental a expressão "ki" faz parte dum enorme número de palavras que definem determinados estados físicos ou emocionais, quando, por exemplo, nos referimos à doença ou à saúde.
Assim, em muitos idiomas orientais não se diz, por exemplo, que uma pessoa está doente, mas sim que o "ki" da pessoa está a sofrer ou que o "ki" está doente, nunca que o corpo está doente ou que a mente está doente, porque a visão que têm dos fenómenos é global e energética.




A título de exemplo, refiro algumas expressões japonesas para que possa melhor perceber este conceito que sendo muito diferente da visão analítica, cartesiana, ocidental, é usado por muitos povos há milhares de anos.

Byo Ki (doença): significa o "ki está a sofrer" ou o "ki está desordenado"
Kyo Ki (louco, doente mental): significa "ki errado" ou "ki fora de ordem"
Ki Ga Shizumu (depressão): o "ki está a afundar-se", o "ki está a ir para baixo"
Yu Ki (coragem): "ki activo"
Ki O Ushinau (desmaiar): "perder o ki"
Ki Ga Chiisai (cobarde): o "ki é pequeno"

Nas disciplinas da medicina oriental o diagnóstico e o tratamento são realizados com base neste conceito: considera-se que a doença surge quando existe uma desarmonia nesta "energia vital" e utilizam-se técnicas como a Acupuntura, Moxabustão (aplicação de calor), massagem Shiatsu, "Asanas" de yoga, alimentação e outras para restabelecer um fluxo saudável ao longo dos "meridianos" e Chacras (respectivamente, canais bem definidos por onde esta energia corre e centros de energia).
A filosofia e medicina orientais consideram que o nosso carisma, alegria de viver, coragem, optimismo, são também expressões saudáveis desta energia vital que, quando flui adequadamente no nosso corpo, nos torna pessoas mais vibrantes e atraentes (não necessariamente no sentido físico da palavra atraente, mas mais dum ponto de vista humano e espiritual).

A ciência tem, duma forma geral, dificuldade em compreender e aceitar este tipo de interpretação da vida e dos fenómenos porque se baseia na observação e confirmação sensorial para validar os fenómenos, e isso não é fácil de fazer em relação à energia "ki" com a maioria dos métodos científicos de que dispomos actualmente. No entanto, o facto de não conseguirmos provar alguma coisa não significa só por si que ela não exista, tão só que não a conseguimos provar. Não podemos medir "cientificamente" o amor ou o ódio ou a compaixão ou a fé mas duvido que alguém possa pôr em causa o efeito desses estados de alma na nossa saúde ou bem estar. Descartes disse que "a ausência de prova não é prova de ausência", uma frase que nos pode ajudar a ter uma mente muito mais aberta e curiosa em relação aos fenómenos que podem parecer mais difíceis de entender.

Pessoalmente, estudo esta teoria há mais de 20 anos e estou profundamente convicto de que a vida é muito mais do que uma combinação de elementos químicos em diferentes proporções. Esta noção de "energia" pode ser o elo de ligação que nos falta para compreender muitos fenómenos aparentemente inexplicáveis.

Da mesma forma que tudo é "energia", os alimentos são e têm também uma energia, um "kiespecífico": podemos dizer que um alimento que nos faz sentir bem após é um alimento com um bom "ki"; e que um alimento que nos torna fracos tem um "ki" mais débil.

Alimentos que são produzidos por métodos naturais, com exposição adequada a factores como o sol, a lua, água de boa qualidade, etc, têm um "ki" mais forte do que os mesmos alimentos produzidos duma forma artificial e mais rápida, por exemplo, mesmo se nutricionalmente eles aparentam ter os mesmos nutrientes.

Alimentos confeccionados num fogão a gás, eléctrico ou microondas têm uma energia diferente, e essa energia criará condições físicas e emocionais diferentes quando os alimentos se transformam no nosso corpo.

Assim, para além de podermos avaliar os alimentos segundo os seus nutrientes (obviamente um método útil e importante, mas não completo), podemos também considerar este aspecto menos material: a forma como esses alimentos nutrem o nosso "corpo vibracional".
Para os orientais, absorvemos o carácter daquilo que comemos, pelo que um alimento "duro" cria "dureza", um alimento "mole" cria "flacidez". Um alimento "agressivo", cria "agressividade", um alimento "flexível" cria "flexibilidade", etc.

por Francisco Varatojo

sábado, 7 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cinema: As Quatro Voltas




Um pastor idoso e doente aguarda o fim dos seus dias numa aldeia remota nas montanhas da Calábria, no Sul da Itália. Naquele lugar abandonado e congelado no tempo, a Natureza não conhece hierarquias. Cada ser, consciente do mundo exterior, tem uma alma que se move através de vidas sucessivas, em quatro voltas. Para o provar, a proximidade dos animais ou das árvores e as plantas dançando ao vento que, soprando, evoca a união entre todos. Segundo filme de Michelangelo Frammartino, nove anos depois de "Il Dono". PÚBLICO



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Portas Abertas do Shiatsu

Vamos ter a semana Portas Abertas do Shiatsu. E para tal gostaríamos de contar com a participação e colaboração de todos.


Este ano alteramos as datas inicialmente previstas devido ao facto de estarmos a participar também no Movimento Verde. Assim as datas serão de 12 a 18 de Maio de 2011.

O Movimento Verde é uma iniciativa da revista Gingko em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e que terá lugar na Avenida da Liberdade nos dias 14 e 15 de Maio. O IMP estará presente com algumas actividades. Aula de yoga dinâmico, aula de culinária saudável, e conta com a participação dos seus alunos para comunicar e ajudar a divulgar as diferentes actividades do IMP, nomeadamente as portas abertas que estão a decorrer na mesma altura.

O programa da semana do Shiatsu consiste em:

Dia 12 – das 20:00 às 22:00 apresentação de um filme temático. Aberto ao publico e entrada livre na sala de palestras do IMP.

Dia 13 – das 20:00 às 22:00 convívio com comida e bebida. Aberto a todos os alunos e ex alunos de shiatsu, professores e assistentes e familiares.

Dias 14 e 15 – das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00 os alunos do nível 3 estarão na sala de shiatsu do IMP a realizar tratamentos ao publico. Os assistentes do nível 3 estarão a acompanhar esta actividade.

Os restantes alunos e assistentes deverão se possível participar no movimento verde para ajudar a divulgação da escola juntamente com a equipa do IMP.

Dias 16, 17 e 18 – das 20:00 às 22:00 os alunos dos níveis 2 e 3 de Shiatsu, todos os professores e assistentes da escola estarão a fazer tratamentos ao publico e sessões de esclarecimentos nas salas do IMP.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O IMP no Evento "Verde Movimento"



O IMP não podia deixar de estar neste evento que tem o "desejo de tornar o mundo em que vivemos mais limpo, mais sustentável, mais consciente, mais Verde Movimento".

Mais informações aqui


Não perca, dia 14 de Maio!

Concertos da semana

4 Maio [Quarta-Feira]- Aloe Blacc @ Aula Magna, Lisboa






5 Maio [Quinta-Feira] - Paolo Conte @ Centro Cultural de Belém, Lisboa





7 Maio [Sábado] - Yann Tiersen @ Hard Club, Porto